quinta-feira, 20 de março de 2014

Poesia ao entardecer - Semana da leitura 2014



Numa articulação entre a Biblioteca Escolar e o Subdepartamento de Português, decorreu no dia 20 de março de 2014, em antecipação do Dia Mundial da Poesia, uma sessão de leitura de poesia intitulada "Poesia ao entardecer" onde, e na senda da comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa, apenas se fizeram ouvir autores Lusófonos. 

Daniel Filipe, Natália Correia, Miguel Torga, Ary dos Santos, Camilo Pessanha, António Gedeão, José Saramago, Fernando Pessoa, Eugénio de Castro, António Aleixo, Florbela Espanca, e tantos outros, fizeram-se ouvir nas vozes dos alunos do 9.º B e D e de alguns alunos do 7.º D.

As palavras de "A Valsa" de Casimiro de Abreu saltaram, voaram, brincaram, bailaram na voz da Professora Rosa Fróis que, qual silfo risonho que nos sonhos nos vem, encantou com o seu fôlego e mestria.
E não minto. Eu vi! 




Numa lógica de crescente abertura da escola à comunidade educativa, a segunda parte da sessão teve como convidada de honra a Dr.ª Paula Leal, Encarregada de Educação de dois alunos do Agrupamento D. Sancho I de Pontével. 
Esta Encarregada de Educação deu-nos um significativo testemunho da sua relação com a leitura. Uma relação que começou muito cedo, há mais de trinta anos, quando a vinda da carrinha da biblioteca itinerante da Gulbenkian fazia a festa da pequenada e a leitura era a única distração.

Mais tarde Cyrano de Bérgerac e a história de uma mulher que se deixa seduzir pela magia das palavras encantou-a. José Saramago começou como uma obrigação escolar mas atualmente As intermitências da morte e a história de uma morte cansada de ceifar vidas faz parte das suas preferências. E apesar de não ter um livro da sua vida, O memorial do Convento é o seu livro preferido quando se fala do Nobel Português.




O jogo de Ripper de Isabel Allende, Ínclita Geração de Isabel Stilwell e A queda dos gigantes de Ken Follet foram alguns dos livros que nos trouxe esta grande leitora que também gosta de cruzar as suas leituras com as dos filhos que lhe copiam o hábito de acumular livros na mesinha de cabeceira. Realmente não basta explicar aos mais jovens o fascínio da leitura, é preciso dar-lhes o exemplo.
 
 
Agradecemos imenso a presença desta Encarregada de Educação que esperamos que seja também o motor de arranque para a participação mais frequente de mais Encarregados de Educação nas atividades da Biblioteca Escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário