segunda-feira, 17 de março de 2014

Os Dias do Cinema Português - Semana da Leitura 2014



No âmbito das comemorações da 8.ª Edição da Semana da Leitura realizaram-se na Biblioteca D. Sancho I - Pontével, diversas sessões subordinadas ao tema "Os Dias do Cinema Português - um olhar retrospetivo" da responsabilidade de Anabela Garrido, Assistente Operacional do nosso agrupamento, para duas turmas do oitavo ano . 

A leitura, na sua aceção mais simples, opera-se através da língua, mas esta também é possível através de sinais não-linguísticos. A leitura, em todas as suas vertentes e suportes, não se restringe à palavra escrita mas alarga-se ao mundo que nos rodeia. Cabe ao leitor, accionando um conjunto de conhecimentos prévios, atribuir um significado àquilo que lê, interpretando o mundo à sua volta. Deste modo, com esta sessão pretendeu-se exatamente fornecer um conjunto de pistas para descodificação da cultura visual a partir da análise da evolução do cinema realizado em Portugal. 

A sessão, através do visionamento de excertos de filmes, descreveu o nascimento do Cinema Português pela mão de Aurélio Paz dos Reis, seis meses após a apresentação do Cinematógrafo pelos Irmãos Lumière em Paris em 1825, passando pelo cinema mudo, a crise cinematográfica em Portugal, entre a instauração da República e o final da primeira Grande Guerra, pelo surgimento da Invicta Film que dá início à produção contínua de filmes Portugueses, pelo surgimento do cinema de comédia em 1933 com "A canção de Lisboa" realizado por José Cotinelli Telmo, pela vulgarização dos cineclubes, pela assunção das primeiras longas metragens nos anos setenta, até ao cinema da atualidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário