quarta-feira, 19 de março de 2014

Encontro com a escritora Manuela Castro Neves, natural de Pontével

Manuela Castro Neves, natural de Pontével, foi a escritora convidada para a Semana da Leitura 2014 do Agrupamento D. Sancho I de Pontével. Depois de trabalhados os livros O Elefante diferente que espantava toda a gente e A cadela Amarela e outros amigos dela na Biblioteca Escolar com todas as turmas da EB1 de Pontével, chegou finalmente o dia 19 de março, dia do Pai e dia de conhecer pessoalmente a escritora dos livros que foram do agrado dos alunos.
Sem outra marca de excentricidade que a sua sombrinha cor-de-rosa, Manuela Castro Neves chegou à Escola Básica D. Sancho I onde a esperava uma profusão imensa de desenhos sobre as obras lidas e o primeiro grupo do 1.º e 2.º anos. Depois de algumas perguntas sobre o seu percurso profissional e a sua incursão na escrita infanto-juvenil, Manuela Castro Neves conduziu um jogo de palavras e de rimas nas quais os pequenos grandes leitores participaram com entusiasmo e demonstrando conhecer a história na ponta da língua.


A segunda sessão iniciou-se com a leitura do reconto de A cadela diferente por alunos do 3.º e 4.º anos e que foram muito elogiados pela convidada de honra. O segundo grupo quis também saber mais sobre a vida pessoal e profissional desta ilustre cidadã nascida em Pontével que se assume como Professora - apesar de reformada continua a trabalhar com crianças que se atrasaram no percurso escolar - e que por isso mesmo prefere ser tratada por autora.

Contou ainda algumas histórias sobre a sua infância, dos lanches em casa de Maria de Almoster em que esta última lhe pedia para verificar a correção das rimas, de quando ainda miúda escreveu em verso ao escritor João do Vale e da correspondência em verso que mantiveram durante algum tempo - experiências que a seu ver talvez tenham sido responsáveis pelo seu gosto pelas rimas, embora agora gostasse de experimentar a prosa. Lamentou não conhecer muito bem a terra onde os seus pais começaram a namorar nos bancos da escola e onde depois acabaram por casar.
Após este momento mais intimista seguiu-se a leitura de outros textos da autora, mais jogos com rimas e o visionamento de alguns dos seus poemas mais emblemáticos. O encontro terminou com a já habitual sessão de autógrafos e a promessa de continuar a escrever para crianças.
Muito agradecemos a vinda desta autora que esperamos deixar uma marca indelével nas vivências destes pequenos grandes leitores. Agradecemos ainda a sua oferta do livro Tantos Animais e outras histórias de contar que ficará em breve disponível para requisição domiciliária.
Agradecemos ainda às Professoras da EB1 de Pontével a sua vinda e o apoio a esta atividade!


Confiram aqui os trabalhos dos alunos da EB1 de Pontével realizados a parttir da exploração das obras e que muito agradaram à nossa convidada: 








Para saber mais:




NomeManuela Castro Neves

NaturalidadeNasceu em 1958 em PONTÉVEL
Profissão : Professora do 1º Ciclo
Percurso Profissionalreformada do Ensino Público, trabalha actualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar.
Percurso: Ao longo da sua carreira, participou, em diversos projectos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária.

É autora dos livros:
«Da Vida na Escola» (Edições Asa, 2006)«Pedagogia Intercultural» (Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 1992)«Organização de Trabalho na Sala de Aula — Uma Prática Alternativa» — Projecto Gulbenkian R3 (Edição Fundação Gulbenkian, 2007)

LITERATURA PARA CRIANÇAS:
«Um Elefante Diferente» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2009)«Uma Cadela Amarela» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário