quarta-feira, 26 de junho de 2013

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva do Alviela


No dia 22 de maio, os alunos da Escola EB1 de Vale da Pedra, conciliando a ciência, a tecnologia e a natureza, deslocaram-se ao Centro de Ciência Viva do Alviela, Carsoscópio - um espaço interativo de divulgação científica e tecnológica.
 
Num dia resplandecente, com um sol apelativo para um passeio escolar didático, os alunos puderam desfrutar dos muitos espaços oferecidos por este centro:
 
-  o Geódromo, um simulador de realidade virtual com capacidade para 16 pessoas que proporciona aos visitantes uma incrível viagem de 175 milhões de anos, até ao tempo em que os dinossáurios "desenharam" as suas pegadas na rocha calcária da Serra de Aire;
 
- o Carso, termo oriundo do esloveno Kras, utilizado para designar relevos originados em regiões onde predominam as rochas calcárias;
 
- O Quiroptário, cuja figura mística, Nosferatu, meio homem meio morcego, criada no filme mudo alemão de 1922, "O vampiro", foi dirigido por F. W. Murnau. Os alunos, neste lugar, percorrendo um labirinto às escuras, guiando-se unicamente pelo som sonoro dos morcegos, puderam sentir, de certa forma, o sentido de orientação destes seres noctívagos - tarefa bastante árdua para um ser humano.
 
Após um bom almoço, e retemperadas as energias, os alunos fizeram um saudável percurso pedestre, guiados pelas monitoras do centro, e fazendo-se acompanhar dos seus docentes titulares. Nada como esta caminhada em que praticamente a intervenção humana era inexistente: árvores, flores e uma paisagem deslumbrante e indescritível.
 
No fim, os alunos, formados em grupo, ainda realizaram um peddy-paper, descobrindo as pistas necessárias para a resolução dos questionários: uma aventura em plena harmonia com a natureza.
 
Da mesma forma, os alunos tiveram oportunidade de conhecer e de falar com um simpático pescador que, por ali, pescava os "barbos" e, por mais espantoso que nos pareça, descobrimos que ele colocava mortadela na cana para os atrair, iguaria venerada por este peixe de água doce.
 
Recomendamos a todos a visita a este espaço que zela pelo ambiente e pela preservação dos morcegos de água.
 
                                                                                              Os alunos da EB1 de Vale da Pedra
 



 



Sem comentários:

Enviar um comentário