quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EB1 de Pontével já é uma escola Pijama




No dia 20 de novembro de 2013, 25 anos após a assinatura da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, naquela que é já a maior iniciativa de sensibilização a nível nacional, 142.500 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo foram de pijama para a escola, e entre as quais se contaram os alunos e alunas da EB1 de Pontével, do Agrupamento de escolas D. Sancho I de Pontével. 

O objectivo foi o de chamar a atenção para a situação das crianças que vivem em instituições, e logo se veem privadas de um dos mais fundamentais direitos da criança: o de crescer numa família! Em Portugal, 8597 crianças estão separadas dos seus pais, sendo que 95% vivem em instituições e apenas uma pequena percentagem de 5% destas crianças vive em famílias de acolhimento. Para contrariar esta tendência, a Mundos de Vida levou a cabo, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Nacional do Pijama. Também, e especialmente para este dia, foi concebido o livro O segredo dos sabonetes, magnificamente ilustrado pela conceituada Yara Kono.

O Dia do Pijama na Escola, uma iniciativa da responsabilidade da Biblioteca Escolar do Agrupamento D. Sancho I e dos Professores Titulares da EB1 de Pontével, começou com uma sessão de animação da leitura que muito cativou uma plateia de meninos vestidos para a ocasião, acompanhados de almofadas e de ursinhos de peluche. O segredo dos sabonetes deu a conhecer a as aventuras da família de acolhimento da Milú. Graças à descoberta de uma fotografia antiga que encerrava um misterioso segredo de família, as amigas Maria e Milú são engenhosamente conduzidas pela avó Mimosa e pelo esperto papagaio Quincas, a viver experiências de solidariedade e de partilha que as vão ajudar a perceber o que significa amar alguém e a encontrar uma definição para a palavra A-M-O-R!

Feitos de sabão, ervas e flores, cada um dos sabonetes misteriosos traz consigo o aroma de um sentimento. Amizade faz-se com ramos de violeta e folhinhas de limonete. Carinho faz-se de pétalas de rosa e folhinhas de alecrim. E tempo, a dimensão que dá consistência às palavras, faz-se de flores de laranjeira e folhinhas de hortelã. E a moral da história é muito simples: nunca nos devemos esquecer de perfumar a nossa vida com este bouquet imprescindível para a nossa felicidade! 

Depois da exploração da história, foi tempo de deitar mãos à obra. Os alunos do 1.º ano ilustraram os principais momentos da história que acabaram de ouvir. Os alunos do segundo ano construíram uma banda desenhada sobre as aventuras da Maria e da Milú. Por sua vez, os alunos do terceiro ano escreveram cartas para outros meninos do Dia Nacional do Pijama e aguardam agora a volta do correio. Por último, os alunos do 4.º ano, e depois de muitos e divertidos takes, gravaram uma cena de novela para a televisão. Assim, e até 15 de Dezembro, os vídeos e as imagens dos trabalhos enviados pelas escolas, serão colocados no site da TVI, que os pais podem visitar diretamente ou através do site da Mundos de Vida®. Desde esse dia até ao final do ano, os pais devem votar nas cenas preferidas! 


No final de um dia muito divertido, os alunos da EB1 de Pontével tiveram ainda a oportunidade de comer um dos famosos biscoitos da Avó Mimosa e levaram consigo uma casinha de acolhimento em papel que servirá para recolher donativos para esta nobre causa. Apelamos mais uma vez a todos que se sentirem sensibilizados por este problema, que contribuam de alguma foram, comprando o livro O Segredo dos Sabonetes no site Mundos de Vida ou colocando uma moedinha nos mealheiros do Dia Nacional do Pijama. E se for caso disso, porque não pensarem em ser família de acolhimento. É que como diz o anúncio que tem passado na televisão, quem mexe dois ovos, mexe três, quem dá dois beijinhos de boa-noite, dá três, e... procuram-se abraços, muitos abraços!


Vejam aqui as maravilhosas cartas que os alunos do 3.º E escreveram aos pequenotes da sala 3 do Infantário  Rainha Santa Isabel da SCM de Barcelos:

Os desenhos dos meninos do 1.º e 2.º ano:

Sem comentários:

Enviar um comentário