quarta-feira, 28 de maio de 2014

EB1 de Casais Lagartos em Projeto Inovador

 Projeto “O Japão”

            A nossa turma (turma H, da EB1 de Casais Lagartos) está a desenvolver um projeto sobre o Japão. Todos os dias trabalhamos ao som de música instrumental japonesa, pois ajuda-nos a concentrarmo-nos e nós gostamos de ouvir. Entre outras atividades que temos desenvolvido e que ainda andamos a realizar, pedimos a colaboração do Mestre de Ninjutsu, Pedro Félix, para vir à nossa escola partilhar connosco alguns dos conhecimentos da sua arte.   
            No dia 12 de Março de 2014 recebemos na nossa escola a ilustre visita de um Mestre de Ninjutsu, chamado Pedro. Aprendemos algumas curiosidades sobre o Japão.
            Primeiramente o Mestre mostrou-nos no planisfério onde se situa este país e referiu que a atual capital do país é a cidade de Tóquio, e indicou que anteriormente a capital era a cidade de Quioto.
            O Japão tem 6852 ilhas mas apenas 426 são habitadas. As maiores ilhas são Hokkaidou, Honshu, Shikoku e Kyushu. Um dos mares, junto da costa japonesa tem o nome de Mar do Japão.
            O Mestre Pedro ensinou-nos a escrever Japão em japonês. É 日本, usando o kanji (carateres japoneses). Também nos ensinou a contar até 100 em japonês. (Exemplo: 1 – ICHI; 2 – NI; 3 – SA). Três alunos da turma escreveram o seu nome em Katakana, um dos silabários utilizados na escrita japonesa.
            Em seguida, o Mestre Pedro falou um pouco da arquitetura japonesa, explicando que naquele país as casas são quase todas iguais, exceto as casas tradicionais, que mantêm as suas caraterísticas, e as casas do futuro, que usam recursos diferentes na sua construção.
            Em relação à gastronomia, ficamos a conhecer alguns pratos típicos como o sushi, o sashimi que se come com pasta de wasabi e que os japoneses comem mais variedades de massas que nós, os portugueses. O Mestre também nos explicou como se usam os pauzinhos, que se chamam hashi.
            Quanto ao vestuário, o Mestre Pedro referiu algumas diferenças entre o vestuário chinês e o vestuário japonês. Os japoneses usam roupa mais larga, ao contrário dos chineses. Os japoneses usam quimono. Esta peça de vestuário é usada com alguns acessórios específicos como o obi (faixa ou cinto); tabis (meias); geta (sandálias de madeira). Também há diversos tipos de quimono adequados às ocasiões, cerimónias e a quem os veste.
            O Mestre também nos explicou que os japoneses são os maiores caçadores de baleias do planeta.
            Após estas explicações, fizemos um exercício de concentração. Primeiro, sentámo-nos em roda. Em seguida, o Mestre Pedro deu duas taças a cada um, colocou missangas numa das taças e nós tínhamos de passar as missangas de uma taça para a outra com os hashi (pauzinhos). Antes de começarmos fizemos exercícios de respiração: contamos até 4 enquanto inspiramos, aguentamos o ar três segundos e expiramos enquanto contamos até cinco.
            Quando fomos lá para fora, para o campo, o Mestre Pedro, ensinou-nos mais técnicas de Ninjutsu, pois da primeira vez que veio à nossa escola já nos tinha falado dos Samurais, dos Ninjas e já tínhamos feito alguns exercícios.
            Aprendemos a defendermo-nos com um boné e com um chapéu-de-chuva. Com a pala do boné virada para a frente ou para trás e com o chapéu-de-chuva aberto e fechado. O tempo é sempre pouco para aprendermos tantas coisas interessantes e fazermos exercícios espetaculares.
            A nossa avaliação sobre a vinda do Mestre Pedro à nossa escola é excelente. Estamos ansiosos por aprender mais e apresentar este projeto às nossas turmas de correspondentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário