quarta-feira, 2 de abril de 2014

TEATRO DE FANTOCHES no DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

No dia 2 de abril de 2014, e numa articulação com o Jardim de Infância de Vale da Pinta, um dos quatro Jardins que integram o nosso agrupamento, a Biblioteca da Escola Básica D. Sancho I de Pontével colaborou com muito agrado nas atividades de promoção do livro e da leitura que animaram a Feira do Livro dinamizada pelo mesmo Jardim. 

Deste modo, os alunos do Jardim de Infância e os alunos da EB1 de Vale da Pinta assistiram à dinamização de UM TEATRO DE FANTOCHES baseado na obra A Casinha de Chocolate de Jacob e Wilhelm Grimm e que teve como ponto de partida a adaptação de texto de Ana Oom. 

O livro resulta de uma adaptação das aventuras de Hänsel e Gretel, uma das obras mais conhecidas dos irmãos Jakob (1785) e Wilhelm Grimm (1786), criadores de outros contos mundialmente conhecidos e que fazem parte da tradição oral alemã, de que estes foram distintos impulsionadores e estudiosos.

É um conto que nos convida a pensar sobre as dificuldades que passam as pessoas sem recursos, mas que também mostra a maldade de personagens como a madrasta, que não hesita em abandonar as crianças à sua sorte para conseguirem sobreviver. Frente a ela, João e Maria demonstram que as adversidades se vencem com astúcia e esperança.

Os cenários criados para este teatrinho de fantoches são o complemento ideal para esta estória que transmite certa crueldade e medo, com bosques tétricos que incrementam essa sensação de temor, mas que paralelamente apresenta elementos surrealistas, quase mágicos, cujo expoente máximo é a representação da casinha de chocolate.




Como as crianças reclamavam mais histórias, os pequenos convidados assistiram ainda à narração de O Príncipe Feliz de Oscar Wilde, acompanhada de um Teatro de Sombras, e participaram na dinamização de O Pássaro da Alma de Michal Snunit. Foi muito interessante participar nestas atividades, precisamente no dia em que se comemorava o Dia Internacional do Livro Infantil, anualmente celebrado a 2 de Abril.


Sabias?



Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).

O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário