O projeto “Biblioteca em Movimento_Caixinhas dos Sonhos” é um projeto de itinerância da responsabilidade da Biblioteca sede do Agrupamento D. Sancho I de Pontével, que pretende abranger os Jardins de Infância que o integram e tem por base o fundo documental da Biblioteca Escolar Manuela Serra. O mesmo projeto tem como finalidade incentivar a cooperação entre as escolas e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, no sentido de proporcionar o acesso tão alargado quanto possível dos recursos de informação às escolas e alunos, num quadro de gestão eficiente e eficaz dos recursos disponíveis, assim como promover a articulação de actividades conjuntas que possam induzir o recurso ao livro e a outros meios de enriquecimento do percurso escolar.
O projeto “Biblioteca em Movimento_Caixinhas do Sonho” tem ainda como objectivos gerais fomentar uma cultura de valorização da leitura, na escola e na comunidade, fortalecendo a relação entre elas; despertar a curiosidade pelo livro; reconhecer a importância da informação visual na sociedade contemporânea; promover a interligação da leitura, da escrita e da ilustração; contribuir para elevar os níveis de literacia na comunidade educativa; proporcionar aos alunos diferentes tipos de leitura (autónoma, recreativa, para informação e estudo…) e desenvolver competências de comunicação.
A par da implementação deste projeto que se iniciou no início do segundo período, foram ainda dinamizadas diversas sessões de promoção da leitura nos Jardins de Infância de Pontével - 20 de janeiro-; Vale da Pedra - 23 de janeiro de 2014-; Vale da Pinta - 27 de janeiro de 2014-; e Vale da Lapa - 30 de janeiro de 2014.
Assim, os pequenos grandes leitores vibraram com A Filha do Grufalão de Julia Donaldson, um livro imagistralmente lustrado por Axel Scheffler. A deliciosa e irresistível continuação de O Grufalão, livro vencedor do Prémio Smarties para o melhor livro infantil editado no Reino Unido e do Prémio Blue Peter Award para o melhor livro para ler em voz alta, traz-nos a aventura de uma grufalinha que ignorando os avisos do pai Grufalão se aventura na escura floresta a fim de confirmar a existência do Grande-Rato-Mauzão! Para além de metaforicamente abordar o tema da desobediência infantil e da necessidade de as crianças testarem os seus próprios limites, esta irresistível história também ensina o valor da inteligência sobre a força bruta. De destacar ainda a força das mensagens plásticas que apelam à evasão e ao sonho dos jovens leitores.
A partir da narração da história e enquanto exercício de pós-leitura, os alunos ilustraram os momentos que mais os divertiram.
Confiram aqui os seus belos trabalhos:
Vale da Pinta_Sala 1
Vale da Pinta_Sala 2
Vale da Pinta_Sala 3
Vale da Pedra_Sala 2
Vale da Pedra_Sala 1
Vale da Lapa
Sem comentários:
Enviar um comentário