domingo, 29 de setembro de 2013

Crianças ajudam outras crianças no dia 20 de Novembro


O que é o Dia Nacional do Pijama?
O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança deve crescer numa família.

O livro - Todos de Pijama

TODOS DE PIJAMA é o título do livro infantil ilustrado de grande formato que todas as salas, das escolas aderentes, vão receber de oferta. As ilustrações são de YARA KONO, uma ilustradora luso-japonesa que já foi vencedora do Prémio Nacional de Ilustração da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas do Ministério da Cultura.
A história original do livro fala de uma extraordinária aventura de duas crianças que procuram desvendar um segredo. O pássaro azul existe? É pura imaginação das crianças, como pensam os pais? Um pijama começa por ser a única pista. Esta simples peça de roupa acaba por se revelar de grande importância na vida da família, da escola e do país daquelas crianças. 
Escrita para pequenos e grandes, TODOS DE PIJAMA é uma história sobre a felicidade. Uma história que nos lembra que uma criança tem direito a crescer numa família. Depois desta história, o nosso pijama passará a ter outro significado na nossa vida!

Crianças que ajudam outras crianças!
UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA é a grande causa do Dia Nacional do Pijama. A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, no seu preâmbulo, defende que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos". Com o Dia Nacional do Pijama pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando cada um de nós para a necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças.

Em Portugal, vivem 8.938 crianças, fora dos seus pais (dados de 2011), por decisão das Comissões de Proteção de Crianças ou dos Tribunais, por se encontrarem numa situação de risco. Destas crianças, 8.453 vivem em instituições (95%) e apenas 485 crianças vivem com famílias de acolhimento (5%). Esta situação é bastante diferente em muitos países europeus. Em Espanha, 32% das crianças vivem em famílias de acolhimento e em Inglaterra o número sobe para 72%.

Juntos podemos deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma de cada vez.

Procuram-se Abraços!!!
As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental a ser usado quando as crianças têm de viver fora dos seus pais, até que um dia possam regressar a sua casa. Assumindo esta missão, a Mundos de Vida criou o primeiro serviço especializado de acolhimento familiar, em Portugal, designado "Procuram-se Abraços", com o objetivo da criação de uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que já permitiu acolher 75 crianças, em famílias como a sua.
Este é um desafio de todos. Uma sociedade de valores, a mudança de mentalidades e o conhecimento do direito de uma criança crescer numa família, vão permitir que se possa dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar mais terno, seguro e positivo.

Como fazer a inscrição da sua sala ou escola?
Faça a adesão da sua sala ou escola, através do envio de um simples e-mail para
dianacionaldopijama@mundosdevida.pt, indicando o número de salas que pretende inscrever. A inscrição e participação é gratuita e dá direito a um conjunto de recursos e material de apoio e de divulgação. Depois de enviar o email, receberá um contato nosso de confirmação.

Para + informação, use o email mundosdevida@mundosdevida.pt, consulte o site em www.mundosdevida.pt aceite ser fã na página do Facebook da Mundos de Vida ou efetue um contato direto através do telefone 252499010.
Fonte: http://www.mundosdevida.pt/_O_livro_-_Todos_de_Pijama

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pequeno GRANDE C! Participa Já!




O Pequeno Grande © é uma iniciativa da coautoria da AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.
Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores. O livro de autor, ao qual desde logo chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso, mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.
Trata-se de um pequeno grande projeto que tem como objetivos a educação e a sensibilização do público mais jovem para a criatividade, estimulando a sua fantasia através de diferentes práticas artísticas.

Podem participar equipas de Professores de turmas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, com alunos de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, de escolas públicas e privadas sedeadas em Portugal Continental.
A mesma escola poderá submeter vários trabalhos a concurso, sendo em qualquer caso admitido apenas um trabalho por cada turma.

É simples. Leia atentamente o Regulamento, e inscreva-se no sítio do Pequeno Grande ©, entre 15 de Setembro e 31 de Outubro de 2013.

A apresentação dos trabalhos a concurso deverá acontecer até ao dia 18 de Fevereiro de 2014, sendo válida a data de envio registada pelos CTT.  Há uma grande liberdade para a escolha dos temas, dos formatos das técnicas e dos materiais mas há também algumas restrições. O livro de autor não pode exceder as medidas correspondentes ao formato A3 e a narrativa não pode ultrapassar as 2000 palavras.
O trabalho terá que ser acompanhado de uma ficha na qual deve constar o código de identificação da inscrição, o nome dos autores do trabalho e identificação da turma, a sinopse descritiva do projeto e um documento que contenha apenas o texto a concurso.

A divulgação dos trabalhos vencedores terá lugar até ao dia 2 de maio de 2014 e os trabalhos premiados serão expostos no âmbito do Dia da Criatividade, que terá lugar na Fundação Gulbenkian no dia 4 de junho de 2014.

domingo, 22 de setembro de 2013

A Língua Portuguesa faz 800 anos. Sabias?


Decorrerá entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015 o evento de celebração “8 Séculos da Língua Portuguesa”, organizado pela Associação com o mesmo nome, tendo em vista a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa, enquanto língua oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.
Pretende-se, com esta iniciativa, assinalar os 800 anos da Língua Portuguesa, tendo por base os primeiros documentos escritos em português – Testamento de D. Afonso II (1214), Notícia dos Fiadores (1175) e outros documentos dessa época.
A Associação “8 Séculos da Língua Portuguesa” vem, para este efeito, convidar todas as instituições e personalidades do mundo lusófono que se empenham na valorização da língua comum para integrarem as comemorações em apreço.
O projeto “8 Séculos da Língua Portuguesa” apresenta, entre outros, os seguintes objetivos: Fazer uma grande comemoração da Língua Portuguesa em todo o mundo lusófono, em 2014/2015, por altura da comemoração dos seus 8 séculos; Contribuir para a aproximação dos países lusófonos, bem como de Macau, em torno de uma grande manifestação cultural; Contribuir para pensar a afirmação da Língua Portuguesa no mundo, a nível cultural, político e económico, bem como nas grandes instituições internacionais; Contribuir para dar a conhecer nacional e internacionalmente poetas, escritores e artistas do mundo lusófono; Contribuir para incentivar a produção poética em língua portuguesa no mundo lusófono.
A Direção-Geral da Educação participará neste evento através da divulgação das várias atividades a desenvolver pela Associação, tais como a conceção de um sítio na internet, o lançamento de livros de poesia ou a realização de colóquios, de exposições e de grandes acontecimentos culturais e económicos subordinados à temática da celebração da Língua Portuguesa.
 Fonte: DGE/26/09/2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Segue esta paixão!


Sempre que lemos ou ouvimos um texto, projetamos nele os nossos sentimentos, as nossas experiências de vida, a nossa perspetiva sobre o mundo e até os nossos pré-conceitos, sendo simultaneamente influenciados pela descoberta que o mesmo nos proporciona. Ler é não só uma forma de adquirirmos mais conhecimentos mas sobretudo uma forma de descobrirmos mais sobre o mundo que nos rodeia e sobre nós mesmos, tornando-nos assim seres mais aptos a saber estar e a saber compreender o mundo. Ler bem não se resume de modo nenhum a uma mera descodificação de símbolos. Ler bem significa interpretar e compreender.

Urge pois conduzir as nossas crianças, e desde a mais tenra idade, a um comprometimento ativo com a leitura, levando-as a assumir uma posição crítica sobre aquilo que leem e a saber retirar de uma leitura tanto a informação explícita como a implícita que a mesma veicula.
A leitura configura-se portanto com um instrumento poderosíssimo, essencial para a formação de cidadãos mais intervenientes, mais preparados para responder às muitas exigências de uma sociedade em acelerada mutação.

Será esta visão sobre o ato de ler que irá nortear a nossa atuação enquanto Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Pontével, contando para isso com o apoio de toda a Comunidade Escolar e Educativa.

Sejam então todos muito bem-vindos a este lugar de leituras e a todos os nossos leitores desejamos um excelente ano letivo de 2013-2014.
Sandra Pratas e Sousa
Coordenadora das Bibliotecas Escolares do
Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Pontével