sábado, 2 de novembro de 2013
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Pedir o Pão por Deus em Pontével
Numa atividade articulada entre o
Clube da solidariedade, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e
a Biblioteca Escolar, as turmas do 5.º A, 5.º C, 6.º A e 6.º D foram pedir o
tradicional “Pão por Deus” pelas ruas e ruelas da vila de Pontével. Para além do
cumprimento desta tradição, os alunos aproveitaram ainda para entrevistar os
mais idosos. Segundo a recolha de opiniões realizada por estes diligentes
alunos, a ideia que permaneceu foi a de que a tradição não sofreu grandes
alterações.
Vejam aqui algumas opiniões:
Segundo a Sr.ª Maria José
Baptista, de 55 anos, doméstica, antigamente davam-se mais maçãs, figos
passados, nozes, romãs, que se iam colocando num paninho aos quadrados. Agora
também se vai de porta em porta mas agora dá-se mais dinheiro.
Maria Celeste palma, de 84 anos,
reformada, explicou que no dia 1 de Novembro se pegava num saquinho e se iam
pedir figos, maçãs, uvas, marmelos… uma tradição muito bonita que é importante
preservar.
O casal formado por Joaquim e
Etelvina, ele com 83 e ela com 79 anos, ambos reformados, contaram que em
tempos idos davam-se frutos secos, castanhas, tremoços, enfim, dava-se o que se
podia, vivia-se com pobreza. As pessoas com dificuldades davam pequenos bolos
que coziam nos seus serões.
Para além de uma pequena montanha
de rebuçados e chocolates, os nossos alunos trouxeram ainda muitas histórias
para contar e será sempre proveitoso manter vivas estas tradições tão nossas e
proporcionar o encontro intergeracional.
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Halloween na Biblioteca
Numa iniciativa do subdepartamento de Inglês em articulação com a Biblioteca Escolar,está ainda patente na Biblioteca sede do Agrupamento D. Sancho I de Pontével, uma exposição alusiva ao Dia das Bruxas.
VENCEDORES DOS BIBLIOCONCURSOS DO MÊS DE OUTUBRO
Soluções
Quebra-Cabeças: Dinamarca
Problema do Mês: 10
Caça ao Erro: Apesar de a minha biblioteca ser pequena é muito acolhedora.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Formação de Utilizadores - 1.º e 4.º ano da EB1 de Pontével
Decorreu a primeira formação de utilizadores deste ano letivo para os alunos do 1.º e 4.º anos da EB1 de Pontével nos dias 16 e 23 de outubro de 2013.Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer as regras de comportamento e de utilização da Biblioteca Escolar. De seguida foi dada a conhecer de forma simplificada a organização da Biblioteca por cores e números de acordo com as regras de classificação decimal universal.
Todos os alunos tiveram ainda a oportunidade de ficar a par dos concursos implementados mensalmente e conhecer melhor uma figura incontornável da literatura infanto-juvenil: António Torrado, que foi também o autor eleito para “O escritor do Mês”, uma das rubricas mensais da Biblioteca Escolar.
E claro que a vinda destes nossos pequenos leitores teria de ser brindada com uma sessão de leitura inaugural. Assim, e no âmbito do Projeto de animação de leitura “Ler é prazer…” e para os alunos que entraram agora para o primeiro ano do 1.º Ciclo, fonte de ansiedade para muitos alunos, foi utilizada a estratégia de conduzir a exploração da história no sentido de serem os leitores, num registo lúdico-pedagógico, a identificarem comportamentos desadequados ao contexto escolar. Através de uma leitura dramatizada, foi narrada a história dos premiados autores Tony Ross e Jeanne Willis: Odeio a escola!
É sem dúvida uma história fantástica e divertida, cheia de peripécias e muita muita imaginação e que, segundo uma “professora primária devidamente identificada”, é “Um livro maravilhoso, que li de uma assentada!”… Assim, a narração de “era uma vez uma menina que não gostava de aprender, o seu nome era Ana Rita e queria ver a escola a arder…” arrancou sonoras gargalhadas de quem a ouviu e divertiu quem a contou!
Por sua vez os alunos do 4.º ano quiseram conhecer melhor o escritor do mês e para tal, nada como ler a sua obra. Assim, foi lida a divertida história de "Dom Pimpão Saramacotão e seu criado Pimpim", retirada de um dos seus mais famosos livros: Vem aí o Zé das Moscas e Outras Histórias Tradicionais Contadas de Novo.
As crianças riram a valer com o latinório deste nobre fidalgo de fartos bigodes - que ninguém sem um bom dicionário na mão poderia entender- e que encontrou um discípulo tão aplicado na arte da verborreia que acabou por saber mais do que o mestre... ensinando-lhe por sua vez uma amarga lição. A história encerra uma moral evidente à qual os nossos leitores do 4.º ano não tiveram dificuldade em chegar: as palavras são para se usar mas não de forma tão complexa e rebuscada que impeça a sua principal função que é a de comunicar.
Esperamos que esta primeira visita à Biblioteca Escolar sirva também para marcar nas suas memórias o prazer da leitura, dando-se assim os primeiros passos conducentes à meta primordial de toda e qualquer biblioteca: a formação de leitores!
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Formação de Utilizadores - Mês das Bibliotecas Escolares
A propósito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que este ano teve como mote: "Biblioteca escolar: uma porta para a vida!", foram realizadas nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento D. Sancho I de Pontével, várias sessões no sentido de contribuir para a formação dos utilizadores da BE e que teve como público-alvo todas as turmas do 1.º e 5.º anos e uma turma do 4.º ano. Neste primeiro momento da visita, e após a distribuição do Guia de Utilizador, procedeu-se à sua análise e à apresentação das zonas funcionais da BE assim como a sua organização
Deste modo, após uma apresentação das regras de utilização da BE, os nossos utilizadores visionaram um PowerPoint retomando as principais etapas da história das bibliotecas e divulgando os serviços propostos pela BE e respetiva amostra do seu espólio.
A par de uma sensibilização para a importância da leitura nas suas várias vertentes que se procurou constante, as turmas foram convidadas a completar a frase "Ler é..."
de forma criativa e cujas melhores produções serão oportunamente divulgadas.quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Escritora Alice Munro venceu o Prémio Nobel da Literatura 2013
Contista canadiana, a quem chamam o Tchekov dos nossos dias, venceu o Nobel da Literatura.
Nascida na província canadiana de Ontário em 1931, a
escritora Alice Munro vence na última quinta-feira o Prémio Nobel da
Literatura, atribuído pela Academia Sueca, que nela reconheceu um “mestre do
conto contemporâneo”. Munro recebera já alguns dos mais importantes prémios
literários, incluindo, em 2009, o prestigiado Man Booker International Prize, e
era há muito uma candidata recorrente ao Nobel da Literatura.
Quando recebeu o Man Booker International Prize, o júri
justificou a escolha afirmando que a autora, “embora seja essencialmente
conhecida como contista, mostra a profundidade, sabedoria e precisão que a
maior parte dos ficcionistas só consegue alcançar numa vida inteira a escrever
romances.
Tal como
nos contos do mestre russo, o enredo é relativamente secundário nas histórias
desta canadiana, povoadas de personagens e assuntos triviais, e cuja força está
muitas vezes no súbito impacto de um momento iluminante e revelador.
Quase
todos os seus contos têm como cenário a região sudoeste da província canadiana
de Ontário, o que tem levado a que seja comparada a outros ficcionistas cujas
obras se centram na vida de pequenas cidades, como Sherwood Anderson, Flannery
O'Connor ou Carson McCullers.
A
notícia do Nobel chegou ao Canadá de noite, quando Munro dormia. A autora
contou à televisão canadiana CBC que foi acordada pela filha: “Sabia que era
uma das candidatas, mas nunca pensei que fosse ganhar.”
Munro disse ainda que ganhar o prémio é “formidável” e
mostrou-se feliz por o mundo descobrir a sua escrita.
Se quiseres conhecer um pouco sobre a sua obra deixamos-te aqui um e-book em edição Portuguesa intitulado O
Amor de Uma Boa Mulher (The Love of a Good Woman, 1998)
Clica na imagem e segue viagem até ao mundo de Alice Munro!
domingo, 6 de outubro de 2013
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Concurso de criação de um logótipo para a nossa Biblioteca!
Participa no Concurso de criação de um logótipo para a Biblioteca da EB 2,3 D.
Sancho I – Pontével integrado nas atividades do Mês das Bibliotecas Escolares a
decorrer até 31 de outubro.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Exposição sobre o NAO
Inserida nas atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca do Agrupamento D.Sancho I - Pontével apresenta uma exposição subordinada ao Novo Acordo da Língua Portuguesa e que consiste na divulgação de exemplos ilustrativos das
principais alterações trazidas pelo acordo, para que, através da familiarização
com a nova grafia, se implemente, de forma quase subliminar, a sua
interiorização.
O acordo ortográfico resultou de um consenso entre os diferentes países de
língua oficial Portuguesa, ou seja, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde,
Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, de modo a
conseguir-se harmonizar as regras de escrita seguidas no espaço da CPLP. Apesar
de este acordo internacional se encontrar em vigor, na ordem jurídica interna,
desde 13 de Maio de 2009, o documento já foi assinado em 1990, daí ser
conhecido por Acordo Ortográfico de 1990. A resolução do Conselho de ministros
de 25 de Janeiro de 2011 veio determinar a sua aplicação ao sistema educativo
no ano letivo de 2011-2012, ao Governo e a todos os serviços, organismos e
entidades na dependência do Governo.
É sabido que a especificidade de uma língua excede largamente a grafia e por
isso este já não tão novo acordo tem sido alvo de muita polémica. Continuam a
haver muitas diferenças entre a forma como se escreve nos diferentes países,
sempre que as regras o permitam ou que as particularidades inerentes a cada
língua a isso obriguem. Os seus detratores consideram portanto que o novo
acordo não alterará a maneira de falar e de escrever a língua Portuguesa em
Portugal ou em qualquer dos países da CPLP. O público Português continuará
seguramente a preferir utilizar obras e textos escritos em Português de
Portugal em detrimento por exemplo do Português do Brasil. Apesar de tanto os
seus defensores como os seus detratores estarem de acordo na utilidade de se
proceder a uma unificação da grafia, sobretudo em documentos oficiais, a
unificação é imperfeita já que o novo acorde admite a dupla grafia em inúmeros
casos.
Outro exemplo parodoxal da aplicação deste acordo que visa simplificar e
uniformizar vários aspetos da Língua Portuguesa e eliminar algumas exceções,
contribuindo para uma maior harmonização das regras de escrita, mantendo-se a
pronúnia e o uso das palavras, é que por exemplo em palavras como abjecção e
acepção que se escreviam do mesmo modo em ambos os lados do atlântico, agora e
graças a uma tentativa de uniformização, passarão a escrever-se de maneira
diferente, já que nestes casos a consoante é muda para nós mas pronunciada para
os nossos irmãos do Brasil. Um exemplo gritante daquilo que em nome da
fonética, que indubitavelmente continuará a ser distinta de um país para o
outro, contribuirá para a sua diferenciação gráfica.
A questão é que o novo acordo ortográfico é lei, independentemente de se
concordar ou não com a sua implementação, e a lei é para se cumprir. Assim, a Biblioteca Escolar do Agrupamento D. Sancho I - Pontével integra na sua ação o programa para a
aplicação do novo acordo ortográfico para a Língua Portuguesa dos Ministérios
da Cultura e da Educação e Ciência, que tem como objetivo apresentar e
contextualizar as mudanças introduzidas na ortografia usada em Portugal pelo
novo acordo.
domingo, 29 de setembro de 2013
Crianças ajudam outras crianças no dia 20 de Novembro
O que é o Dia
Nacional do Pijama?
O Dia Nacional
do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as
crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o
país, vêm vestidas de pijama para a escola
e passam, assim, o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional
do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Este é um dia
em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança deve
crescer numa família.
O livro - Todos
de Pijama
TODOS DE PIJAMA
é o título do livro infantil ilustrado de grande formato que todas as salas,
das escolas aderentes, vão receber de oferta. As ilustrações são de YARA KONO,
uma ilustradora luso-japonesa que já foi vencedora do Prémio Nacional de
Ilustração da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas do Ministério da
Cultura.
A história
original do livro fala de uma extraordinária aventura de duas crianças que
procuram desvendar um segredo. O pássaro azul existe? É pura imaginação
das crianças, como pensam os pais? Um pijama começa por ser a única pista. Esta
simples peça de roupa acaba por se revelar de grande importância na vida da
família, da escola e do país daquelas crianças.
Escrita para
pequenos e grandes, TODOS DE PIJAMA é uma história sobre a felicidade. Uma
história que nos lembra que uma criança tem direito a crescer numa família. Depois
desta história, o nosso pijama passará a ter outro significado na nossa vida!
Crianças que
ajudam outras crianças!
UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA é a grande causa do Dia
Nacional do Pijama. A Convenção Internacional dos Direitos da Criança, no seu
preâmbulo, defende que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num
clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na
sua plenitude, todos os seus direitos". Com o Dia Nacional do Pijama
pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando cada um de nós para a
necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças.
Em Portugal, vivem 8.938 crianças, fora dos seus pais
(dados de 2011), por decisão das Comissões de Proteção de Crianças ou dos
Tribunais, por se encontrarem numa situação de risco. Destas crianças,
8.453 vivem em instituições (95%) e apenas 485 crianças vivem com famílias de
acolhimento (5%). Esta situação é bastante diferente em muitos países
europeus. Em Espanha, 32% das crianças vivem em famílias de acolhimento e
em Inglaterra o número sobe para 72%.
Juntos podemos
deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma
de cada vez.
Procuram-se Abraços!!!
As boas
práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso
fundamental a ser usado quando as crianças têm de viver fora dos seus pais, até
que um dia possam regressar a sua casa. Assumindo esta missão, a Mundos de Vida
criou o primeiro serviço especializado de acolhimento familiar, em Portugal,
designado "Procuram-se Abraços", com o objetivo da criação de
uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que já permitiu
acolher 75 crianças, em famílias como a sua.
Este é um
desafio de todos. Uma sociedade de valores, a mudança de mentalidades e o
conhecimento do direito de uma criança crescer numa família, vão permitir que
se possa dar a mais crianças a possibilidade de crescerem num meio familiar
mais terno, seguro e positivo.
Como fazer a inscrição da sua sala ou escola?
Faça a adesão da sua sala ou
escola, através do envio de um simples e-mail para
dianacionaldopijama@mundosdevida.pt,
indicando o número de salas que pretende inscrever. A inscrição e participação
é gratuita e dá direito a um conjunto de recursos e material de apoio e
de divulgação. Depois de enviar o email, receberá um contato nosso de
confirmação.
Para +
informação, use o email mundosdevida@mundosdevida.pt, consulte
o site em www.mundosdevida.pt aceite
ser fã na página do Facebook da Mundos de Vida ou efetue um contato direto
através do telefone 252499010.
Fonte: http://www.mundosdevida.pt/_O_livro_-_Todos_de_Pijama
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Pequeno GRANDE C! Participa Já!
O Pequeno Grande © é uma iniciativa da
coautoria da AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e da Fundação
Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico,
onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e
os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.
Procura-se premiar sobretudo a
singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens
autores. O livro de autor, ao qual desde logo
chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso, mas testa três
atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a
criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.
Trata-se de um pequeno grande projeto
que tem como objetivos a educação e a sensibilização do público mais jovem para
a criatividade, estimulando a sua fantasia através de diferentes práticas
artísticas.
Podem participar equipas de Professores
de turmas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, com alunos de idades compreendidas
entre os 6 e os 12 anos, de escolas públicas e privadas sedeadas em Portugal
Continental.
A mesma escola poderá submeter vários
trabalhos a concurso, sendo em qualquer caso admitido apenas um trabalho por
cada turma.
É simples. Leia atentamente o Regulamento, e
inscreva-se no sítio do Pequeno Grande ©, entre 15
de Setembro e 31 de Outubro de 2013.
A apresentação dos trabalhos a concurso
deverá acontecer até ao dia 18 de Fevereiro de 2014, sendo válida a data
de envio registada pelos CTT. Há uma grande liberdade para a escolha dos
temas, dos formatos das técnicas e dos materiais mas há também algumas
restrições. O livro de autor não pode exceder as medidas correspondentes ao
formato A3 e a narrativa não pode ultrapassar as 2000 palavras.
O trabalho terá que ser acompanhado de uma
ficha na qual deve constar o código de identificação da inscrição, o nome dos
autores do trabalho e identificação da turma, a sinopse descritiva do projeto e
um documento que contenha apenas o texto a concurso.
A divulgação dos trabalhos vencedores terá
lugar até ao dia 2 de maio de 2014 e os trabalhos premiados serão
expostos no âmbito do Dia da Criatividade, que terá lugar na Fundação
Gulbenkian no dia 4 de junho de 2014.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




