segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Resultado dos concursos da BE - novembro

Concurso  Brincar à Procura da Frase Certa


Erros: cabo, Hádes, comprar-mos, deia, cabeu, truxe-a, dará-me
Soluções: caibo, Hás de, comprarmos, dê, coube, trouxe-a, dar-me-ás
 
VENCEDORES
5.º C – Bárbara Ferreira, Carlota Franco, Denise Correia
6.º B – Alexandre Pirralho, Carlos Martins, Eduardo Silva, Pedro Miranda
6.º E – Beatriz Paulo, Bruna Filipe, Catarina Ventura, Marta Costa
9.º A – Diana Gomes


Concurso Quebra cabeças

Soluções:
2º Ciclo - Sophia de Mello Breyner Andresen              3ºCiclo - Eça de Queirós
 
VENCEDORES
 
5.º B - Joel Lopes
5.º C - Ana Maria Gerardo, Bárbara Ferreira, Beatriz Casaca, Matilde Ribeiro, Carlota Geitoeira Franco
6.º A - Margarida Semedo
6.º E- Marta Costa

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura


No passado dia 9 de janeiro decorreu a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

Dos 21 alunos inscritos, participaram apenas 15 e foram apurados os seguintes:
- Iryna Vykhlyantseva (9.º B)
- Daniela Henriques (8.º A)
- Mariana Ferreira (8.º A)

A equipa da BE agradece a todos os participantes e informa que aguarda por informações referentes à 2.ª fase do concurso: obras a ler e data e local da fase distrital.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Top Leitor

A equipa da BE divulga, agora, os resultados sobre a leitura a partir das requisições domiciliárias feitas pelos alunos no decorrer do 1.º período.


2.º Ciclo

3.º Ciclo




Deixamos algumas considerações:

- No 2.º CEB registou-se um índice de requisição domiciliária superior ao do 3.º CEB.
- A turma que mais livros requisitou foi o 5.º D.
- O 5º ano destacou-se positivamente em relação ao 6º ano.
- O número de leitores femininos superou largamente o de leitores masculinos.
- No 3º CEB há turmas que não registam uma única requisição.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Li e aconselho!

Em "O mistério da pirâmide de queijo", Gerónimo Stilton conta uma grande aventura vivida no Egipto. Dá-nos a conhecer os nomes dos antigos deuses e como eram as pirâmides. Támbém nos conta como era preservado o corpo do faraó quando morria.
É um ótimo livro, mas eu agora não vou estar aqui a descrevê-lo todo.
Se vocês quiserem descobrir mais coisas, requisitem-no e perceberão como ele é instrutivo.

                      Carina Berto (5.º A)   

Li e aconselho!

O Greg é muito engraçado porque passa por muitas situações complicadas. No entanto, consegue sempre sair delas. A situação que mais gostei foi a do queijo podre... ainda não tinha perdido o cheiro!

        Diana Filipa Rodrigues (8.º C)

Li e aconselho!

Eu gostei muito deste livro porque nos fala de uma égua. Como eu gosto muito de animais, e até tenho três éguas, aconselho os meus amigos e colegas a lerem este livro. É muito emocionante... vão ver que vão gostar!

   Constança Maia (5.º D)

Li e aconselho!

Para quem gosta de ler aventuras, ou não goste de ler mas é aventureiro, aconselho a leitura deste livro. O Gerónimo, a Patty, o Benjamim e a Pandora são personagens muito engraçadas e passam por aventuras divertidas.

                                Daniela Batista (5.º D)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Contos à solta no 1.º ciclo


                                                      O João e o Gigante

Era uma vez um menino chamado João. Um dia ele distraiu-se e afastou-se de casa. De repente, viu um castelo muito grande e colorido. Bateu à porta e a porta abriu-se.
Lá dentro, viu robôs no teto e escadas a dirigirem-se para uma porta. Ele subiu para uma das escadas, uma escada que corria. Entretanto, entrou na porta que dava para o jardim. No jardim, ele ouviu árvores falantes, borboletas feitas de pão de forma e um gigante a apanhar banho de sol. O João ficou com medo do gigante.
O gigante disse-lhe:
- Não tenhas medo de mim, rapaz. Eu, dantes, era mau e Deus castigou-me com uma maldição.
E o João perguntou:
- E que maldição é essa?
O gigante respondeu:
- A maldição é a de haver bruxas, à noite, que acabam por estragar o meu jardim. E temos de ter cuidado, porque podem raptar pessoas. Mas, como eu sou muito grande, elas não me conseguem raptar.
Ambos divertiram-se imenso. Quando repararam, já era de noite, e o gigante teve de ajudar o João a ir para casa.
Chegados ao destino, Deus apareceu e disse:
- Gigante, como ajudaste o João a ir para casa, em segurança, ficas livre da maldição.
O gigante respondeu: - Graças a Deus!

E vitória, vitória, pois chegou ao fim a minha história.

Guilherme, 3º ano
Escola EB1 Casais Lagartos

Notícias da BE

Click to play this Smilebox newsletter
Create your own newsletter - Powered by Smilebox
Create your own free newsletter design

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Li e aconselho!




Este livro é sensacional e tem muita aventura. Esta é uma história sobre uma pérola gigante chamada "Olho do Oceano" encontrada por Gerónimo Stilton no seu primeiro mergulho. Ao entrar na água, Gerónimo ficou com uma miúfa felina mas, no fim, acabou por gostar de mergulhar.
Gerónimo Stilton é convidado pela sua amiga Patty Spring, por quem tem um "fraquinho". Leiam o livro e vejam o que acontece!

Carolina Correia, 5.º A

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Relembrando o Terramoto de 1755 - 3ª parte

Retoma-se a sequência de vídeos sobre esta temática...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Li e aconselho!




Esta é uma história muito gira e divertida. O Gerónimo enfrenta os seus medos e leva consigo, para o Vale dos Arrepios, a tia e o Benjamim. A tia tinha tirado algumas fotos às pessoas que ali viviam mas, quando as viu, não aparecia ninguém.
...Que grande mistério!!!

Margarida Rodrigues, 5.º A