sexta-feira, 30 de novembro de 2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Contos à solta no 1.º ciclo


                                                      O João e o Gigante

Era uma vez um menino chamado João. Um dia ele distraiu-se e afastou-se de casa. De repente, viu um castelo muito grande e colorido. Bateu à porta e a porta abriu-se.
Lá dentro, viu robôs no teto e escadas a dirigirem-se para uma porta. Ele subiu para uma das escadas, uma escada que corria. Entretanto, entrou na porta que dava para o jardim. No jardim, ele ouviu árvores falantes, borboletas feitas de pão de forma e um gigante a apanhar banho de sol. O João ficou com medo do gigante.
O gigante disse-lhe:
- Não tenhas medo de mim, rapaz. Eu, dantes, era mau e Deus castigou-me com uma maldição.
E o João perguntou:
- E que maldição é essa?
O gigante respondeu:
- A maldição é a de haver bruxas, à noite, que acabam por estragar o meu jardim. E temos de ter cuidado, porque podem raptar pessoas. Mas, como eu sou muito grande, elas não me conseguem raptar.
Ambos divertiram-se imenso. Quando repararam, já era de noite, e o gigante teve de ajudar o João a ir para casa.
Chegados ao destino, Deus apareceu e disse:
- Gigante, como ajudaste o João a ir para casa, em segurança, ficas livre da maldição.
O gigante respondeu: - Graças a Deus!

E vitória, vitória, pois chegou ao fim a minha história.

Guilherme, 3º ano
Escola EB1 Casais Lagartos

Notícias da BE

Click to play this Smilebox newsletter
Create your own newsletter - Powered by Smilebox
Create your own free newsletter design

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Li e aconselho!




Este livro é sensacional e tem muita aventura. Esta é uma história sobre uma pérola gigante chamada "Olho do Oceano" encontrada por Gerónimo Stilton no seu primeiro mergulho. Ao entrar na água, Gerónimo ficou com uma miúfa felina mas, no fim, acabou por gostar de mergulhar.
Gerónimo Stilton é convidado pela sua amiga Patty Spring, por quem tem um "fraquinho". Leiam o livro e vejam o que acontece!

Carolina Correia, 5.º A

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Relembrando o Terramoto de 1755 - 3ª parte

Retoma-se a sequência de vídeos sobre esta temática...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Li e aconselho!




Esta é uma história muito gira e divertida. O Gerónimo enfrenta os seus medos e leva consigo, para o Vale dos Arrepios, a tia e o Benjamim. A tia tinha tirado algumas fotos às pessoas que ali viviam mas, quando as viu, não aparecia ninguém.
...Que grande mistério!!!

Margarida Rodrigues, 5.º A

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Relembrando o Terramoto de 1755 - 1ª Parte



Primeiro episódio de um documentário produzido pela RTP 1 sobre o grande terramoto que destruiu Lisboa na manhã de 1 de Novembro de 1755, há 257 anos...



Ouvindo Green Day


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Li e aconselho!




Adorei este livro e aconselho toda a gente a lê-lo. É o diário de uma adolescente - Joana - que, após a morte da sua melhor amiga Marta, lhe escreve cartas para tornar a sua amizade intemporal. Joana questionava-se sobre o motivo que levou a sua amiga a fazer aquilo.
É nessas cartas que Joana deposita toda a sua raiva e indignação provocadas pela droga.Joana era uma rapariga exemplar em todo o lado, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga da Marta - a Rita - que teria levado aquela a meter-se na droga, juntamente com o Diogo, irmão da Marta, também vítima da droga. Esse também foi o caminho tomado pela Joana.
Para saberem o que aconteceu, leiam o livro. É uma lição de vida!

Rafaela de Oliveira (7.º C)

Li e aconselho!




George é um rapaz que vive em Inglaterra com o pai, a mãe e o seu porquinho, o Fred.
Um dia, quando o seu porquinho foge para a "casa do lado", que toda a gente diz que está desabitada, Jorge não tem outra escolha senão passar a cerca que divide as duas casas.
Quando o rapaz entra pelas traseiras, conhece Annie e Eric, uma família muito excêntrica. Então, eles apresentam-lhe o Cosmos, o computador mais potente do mundo, que consegue transportar George e os seus amigos para qualquer parte do Universo.
E aí começa a aventura...

Matilde Ribeiro (5.º C)

sábado, 6 de outubro de 2012

Mês internacional da Biblioteca Escolar





Para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a equipa da BE preparou a atividade Roda de poemas, em colaboração com os professores de português. As sessões realizar-se-ão no decorrer do mês de outubro e envolvem os alunos de todas as turmas.

A Biblioteca Escolar






Bancos de capital? Bancos de jardim?
Bancos... bancos... bancos...
Juros, hipotecas, empréstimos, cheques, letras, privatizações, bolsa...
Os olhos estão cansados desta paisagem, por vezes incompreensível para os jovens que têm urgência de outras palavras, de outras realidades.
Bancos, sim! Os do jardim, os da biblioteca, ou outros onde a moeda seja a palavra que traz a cultura, o sonho, a viagem, a criatividade.
As de ouro e de prata serão sempre insuficientes se a cultura e a sabedoria não as antecederem.
Quão maravilhoso seria um mundo de leitores sensíveis, autónomos e reflexivos a criar a incomparável riqueza que nos distingue dos restantes seres vivos!

2012-2013