sexta-feira, 2 de novembro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Relembrando o Terramoto de 1755 - 1ª Parte
Primeiro episódio de um documentário produzido pela RTP 1 sobre o grande terramoto que destruiu Lisboa na manhã de 1 de Novembro de 1755, há 257 anos...
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Li e aconselho!
Adorei este livro e aconselho toda a gente a lê-lo. É o diário de uma adolescente - Joana - que, após a morte da sua melhor amiga Marta, lhe escreve cartas para tornar a sua amizade intemporal. Joana questionava-se sobre o motivo que levou a sua amiga a fazer aquilo.
É nessas cartas que Joana deposita toda a sua raiva e indignação provocadas pela droga.Joana era uma rapariga exemplar em todo o lado, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga da Marta - a Rita - que teria levado aquela a meter-se na droga, juntamente com o Diogo, irmão da Marta, também vítima da droga. Esse também foi o caminho tomado pela Joana.
Para saberem o que aconteceu, leiam o livro. É uma lição de vida!
Rafaela de Oliveira (7.º C)
Li e aconselho!
George é um rapaz que vive em Inglaterra com o pai, a mãe e o seu porquinho, o Fred.
Um dia, quando o seu porquinho foge para a "casa do lado", que toda a gente diz que está desabitada, Jorge não tem outra escolha senão passar a cerca que divide as duas casas.
Quando o rapaz entra pelas traseiras, conhece Annie e Eric, uma família muito excêntrica. Então, eles apresentam-lhe o Cosmos, o computador mais potente do mundo, que consegue transportar George e os seus amigos para qualquer parte do Universo.
E aí começa a aventura...
Matilde Ribeiro (5.º C)
sábado, 6 de outubro de 2012
Mês internacional da Biblioteca Escolar
Para celebrar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a equipa da BE preparou a atividade Roda de poemas, em colaboração com os professores de português. As sessões realizar-se-ão no decorrer do mês de outubro e envolvem os alunos de todas as turmas.
Etiquetas:
Atividades,
Biblioteca,
Escrita,
Leitura,
Poesia
A Biblioteca Escolar
Bancos de capital? Bancos de jardim?
Bancos... bancos... bancos...
Juros, hipotecas, empréstimos, cheques, letras, privatizações, bolsa...
Os olhos estão cansados desta paisagem, por vezes incompreensível para os jovens que têm urgência de outras palavras, de outras realidades.
Bancos, sim! Os do jardim, os da biblioteca, ou outros onde a moeda seja a palavra que traz a cultura, o sonho, a viagem, a criatividade.
As de ouro e de prata serão sempre insuficientes se a cultura e a sabedoria não as antecederem.
Quão maravilhoso seria um mundo de leitores sensíveis, autónomos e reflexivos a criar a incomparável riqueza que nos distingue dos restantes seres vivos!
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Ler é um gosto que me assiste!
Aqui fica um registo das atividades da BE ao longo do ano 2011/2012.
SOMOS UM AGRUPAMENTO A LER+!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
História de Portugal em Banda Desenhada
Divulgamos o ebook realizado pelas alunas Mariana Ferreira e Raquel Mendes da turma A do 7.º ano, na disciplina de História, sob orientação da Prof.ª Glória Santos.
terça-feira, 12 de junho de 2012
Vencedores do Concurso À procura da frase certa
Vencedores do Concurso Quebra cabeças

Apurados os resultados mensais do Concurso Quebra cabeças,os vencedores são:
1.º LUGAR
- Margarida Semedo (5.º A);
- Maria Cadete Costa (5.º A);
- Diana Gaspar (6.º B);
- Flávio Duarte (9.º B);
- Simão Teles (9.º C).
2.º LUGAR
- Mariana Pombo (5.º A);
- Maria Abrantes (8.º A);
- Hugo Marques (9.º B).
Os prémios serão entregues aos vencedores no dia das matrículas.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
II ENCONTRO LER + Da sala de aula para a comunidade
No dia 8 de junho realizou-se na Escola Secundária do Cartaxo O II Encontro Ler +. O evento, organizado pela coordenadora interconcelhia Dr.ª Filomena Rúbio e pelas professoras bibliotecárias Esperança Alfaiate e Graça Isabelinha, contou com a presença de cerca de 165 espetadores e integrou momentos de poesia, teatro, música, canto, artes marciais e a audição de um conto.
![]() |
| This free photo slideshow made with Smilebox |
domingo, 3 de junho de 2012
II Encontro Ler +
No dia 8 de Junho, pelas 20:30H, realizar-se-á na Escola Secundária do Cartaxo o II Encontro Ler +, organizado pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Filomena Rúbio e pelas professoras bibliotecárias da Escola Básica D. Sancho I de Pontével, Graça Isabelinha, e da Escola Secundária do Cartaxo, Esperança Alfaiate.
Com o objetivo de envolver a comunidade educativa, o espetáculo contará com apresentações de algumas atividades desenvolvidas ao longo do ano pelos alunos das duas escolas, sob orientação dos respetivos professores: teatro, declamação de poesia, música e outras surpresas.
CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!
Subscrever:
Mensagens (Atom)







